ISTAMBUL – a cidade dos sentidos!

A não ser nos livros de história, onde lia-se nomes como Bizâncio e Constantinopla, Istambul era um lugar que nunca me chamou a atenção. Mas em 2008 surgiu uma oportunidade de visitar essa cidade e então as coisas mudaram totalmente. A cidade, de praticamente desconhecida, virou lugar de adoração.

Istambul é a maior cidade da Turquia e a  única no mundo que situa-se em dois continentes – o Europeu e o Asiático. É uma cidade de contrastes, onde enormes mesquitas se sobressaem na paisagem, onde ao lado de mulheres de jeans e camisetas outras andam  com o corpo e rosto tapados, onde os homens andam de mãos dadas, onde o antigo e o moderno se fundem harmoniosamente mostrando que é possível seguir em frente preservando a história e respeitando costumes e tradições.

O que mais me impressionou não só nessa cidade, mas em toda a Turquia é aquele som, que ecoa pelo ar 5 vezes pos dia – O Adhan ou Athaan é um chamado, feito de forma melodiosa, diretamente dos minaretes ( torres ao lado das mesquitas) pelos almuadems ou muezims. O chamado diz mais ou menos o seguinte: ” Deus é o maior. Testemunho que não há outra divindade além de Deus. Testemunho que Maomé é o mensageiro de Deus. Venha para a oração. A oração é melhor que o sono( essa é mencionada no primeiro chamado da manhã). Deus é o maior. Não há outra divindade além de Deus.” O som sai a partir dos minaretes de cada mesquita pela cidade inteira, ou seja, não importa onde você está, você vai ouvir de qualquer maneira.

Um outro som maravilhoso você pode presenciar no interior da Cisterna Yerebatan, onde a música suave, misturada ao som da água pingando, dá um ar todo místico ao local, iluminado suavemente fazendo desse um local imperdível.

Na hora de fazer compras, o Grand Bazar é o melhor e maior local, onde você poderá encontrar de tudo um pouco – jóias, objetos de cerâmica pintados a mão, luminárias de vidro, jóias, bijuterias, roupas, tapetes, etc. E prepare-se para duas coisas: Se perder num emaranhado de mais de 58 ruas cobertas e 1.200 lojas e aprender a negociar do modo turco. Não é necessário mapa, apenas relaxe e entre e se entregue ao momento. Você irá ser abordado por alguns vendedores que, por incrível que pareça, as vezes até falam português. Você terá que ter paciência para comprar pois o primeiro preço que lhe dizem nunca é o preço verdadeiro. Experimente sempre oferecer 1/3 do que lhes pedem, vá negociando e veja no que vai dar. Definitivamente é uma experiência diferente, quase uma aventura.

Um pouco menor, com preços melhores e com um aroma indescritível há o Spice Market – o mercado das especiarias, onde predomina a venda dos mais diversos condimentos. Ali também é possível encontrar o lokum, um doce delicioso a base de amido e açúcar que pode conter pistaches, nozes ou avelãs. No spice market também há boas opções de souvenirs diversos, dentre os quais se destacam objetos que contem o nazar, o olho turco que pela cultura deles, protege as pessoas do mal olhado.

Com essa diversidade de especiarias, encontradas facilmente pela cidade, a culinária turca não podia deixar de ser saborosa. Os pratos são preparados com ingredientes básicos como legumes, frutas, carnes e  pescados . Usam muita beringela e bastante pimenta. Os Doner Kebabs são uma ótima pedida para aquela hora que bate a fome.  Trata-se de fatias de carne ( que podem ser de cordeiro, carneiro, bovina e frango ) que são cortadas de um espeto gigante giratório e colocadas juntamente com alface, cebola, tomate e um molho de yogurte dentro de um pão sírio – simplesmente delicioso. Como bebida, não posso deixar de falar do Raki, a  bebida tradicional turca derivada de uva e com sabor de anis que deve ser misturada com água para beber – possui de 40 a 45% de teor alcoolico.

Há muito mais a se ver em Istambul, a se ouvir, tocar, cheirar e experimentar. Aqui apenas um gostinho do que é essa cidade espetacular, preferência também do jornalista Zeca Camargo, e que encanta por sua energia, sua mistura, seus contrastes.

Para mais fotos de Istambul visite www.planodeviagem.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s