Belgrado, uma cidade com cicatrizes!!

Em 1999, a cidade de Belgrado, capital da Sérvia, era notícia nos jornais do mundo inteiro. A cidade foi alvo de bombardeios, pelas forças aéreas da OTAN, por causa da Guerra do Kosovo. Edifícios de Administração e instalações sofreram danos, Instalações militares,  os Ministérios da Administração Interna, assim como muitos outros edifícios da cidade de Belgrado. Vários desses prédios continuam lá, do jeito que ficaram após os bombardeios, na realidade não entendemos se é por falta de verba pra implodir ou se é para marcar uma época da história, o fato é que estão lá para serem vistos.

Mas nem só de desgraça vive a cidade. Belgrado é a capital mais antiga da Europa. A cidade é limpa, tem avenidas amplas e as pessoas sempre estão prontas a ajudar os turistas no que for necessário. Vale salientar que muitos falam inglês e mesmo os que não falam, se esforçam para poder se comunicar. Existem belos parques, igrejas e prédios interessantes. Destacamos a Catedral de Sao Sava, fundador da igreja ortodoxa na Sérvia, que está em um processo de reforma que terminará somente em 2016.

Pegar um mapa e se localizar em Belgrado é um tanto cômico. Não dá pra entender o que está escrito ( mais ou menos como se tivessem escrito em grego…hehe) então a solução é ir pelas formas das letras e semelhanças. Dessa maneira conseguimos chegar ao Kalemegdam, um parque que possui dentro dele uma fortificação, resultado de construções dos últimos 12 séculos e de onde se tem uma vista incrível do cruzamento dos Rios Sava e Danúbio.

A Sérvia, como todo o leste europeu tem um custo de vida bem mais baixo que o restante da Europa. Os gastos para se fazer turismo por aqui são bem mais baixos que no Brasil, por exemplo. A culinária Sérvia é excelente e ótimos restaurantes servem pratos típicos com preços muito acessíveis.

Nosso próximo destino: Sofia, capital da Bulgária onde chegaremos após uma viagem noturna de 10 horas trem.

Nos vemos na Bulgária!!

Beijos e abraços

Claudia & Marcos

9 comentários

  1. adorei o post! e é bom também saber que dá pra fazer turismo pela europa sem gastar uma exorbitância.

    beijos e até daqui a pouco no post de Sofia (levarei bem menos do que 10 horas pra chegar lá 🙂

    Dê.

    1. Sim Dê, e turismo acessivel ao bolso é a nossa especialidade..hehe Te vejo daqui a pouco em Sofia. Sorte tua que não vais precisar pegar o trem e ter que passar por burocracia de Alfandega e coisa e tal..hehe Bjs

  2. Adorei a foto do Marcos com o cãozinho!! Não dava pra trazer escondido na mochila?? Que fofo!
    Quanta coisa, quantos lugares lindos e interessantes! Continuo dizendo que estou adorando!!
    Bjos,
    Ale

  3. Que beleza. Um dia , mesmo que seja depois de aposentado vou fazer um tour de 2 meses pela Europa o conhecer tudo aquilo que normalmente não faz parte dos roteiros turisticos habituais. Isto é uma explosão de cultura. Mesmo com os comentários, acredito que cada povo tenha seus diferenciais e sua história rica.
    Abração, saúde. Continuo acompanhando. Raul Cassel

  4. Muito legal tudo o que a gente está vendo, viajando com vocês sem precisar pagar.
    Só não entendi como é que o Marcos conseguiu comprar alguma coisa naquela banquinha.
    Eu li e não entendi bulhufas.
    Conservem-se bem para poder aproveitar tudo.
    Beijos de mãe e pai.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s