Dia 11 – Chuquicamata e Antofagasta

     Saímos pela manhã de São Pedro de Atacama em direção a Calama, que fica a 100 km de distância. Tínhamos agendado uma visita a Chuquicamata, uma das maiores minas a céu aberto do mundo. É tudo muito organizado: a CODELCO, empresa estatal do Chile, tem passeios gratuitos até a mina. Do escritório central da CODELCO somos levados de ônibus até Chuquicamata onde nos explicam um pouco da história da mina e nos mostram a cidade fantasma.

     Não posso dizer que esse seja um passeio imperdível. Se você tiver um tempinho sobrando e curiosidade sobre esse tipo de lugar, vale a pena. A mina é explorada a mais de 100 anos, já teve altos e baixos, teve uma cidade inteira funcionando ao seu lado mas em 2007 essa cidade teve que ser abandonada e seus habitantes tiveram que se mudar para Calama e arredores. A história é longa, quem quiser saber mais achei esse video.

     Às 15:30 estávamos novamente no escritório da Codelco. Pegamos o carro para percorrer os 215km que nos distanciavam de Antofagasta. Na estrada, além do deserto, podíamos ver de vez em quando algum elemento interessante.

     Antofagasta é uma cidade litorânea, no norte do Chile, a quinta mais povoada do país. Possui praias aptas para banho e uma boa estrutura na sua Orla. Seu atrativo natural mais famoso é a LA PORTADA, localizado  a aproximadamente 18 km ao norte, pela Rota 1.

     Antofagasta também dá uma oportunidade fora do comum, pelo menos para nós que moramos no Brasil: Ver o Pôr do sol no mar, espetáculo lindo da Natureza. E é assim que a gente se despede de mais um dia de viagem, abençoados pela luz do sol.

Até mais!

Claudia & Marcos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s