Os Guerreiros de Terracota – XI’AN

Depois de poucas horas de sono por causa da adrenalina do dia anterior, deixamos nossas coisas no guarda malas do hotel e resolvemos nos aventurar e visitar os famosos Guerreiros de Terracota.

Pegamos o ônibus nº 5 em frente à saída leste da estação de trens de Xi’an. Depois descobrimos que poderíamos também ter pego o nº 8.

CIMG4063                                                                                  Estação de trem de Xi’an

A muvuca é grande mas depois de aproximadamente 1 hora e 1/2 chegamos ao museu. Para acessar é um tanto confuso, fomos perguntando até conseguir chegar na bilheteria. A entrada custou 150 YUAN em jun/12 ( aprox. 25 EUR ).

cnklein_1194DSC_1194

O exército foi descoberto em 1974, por agricultores que escavavam um poço. As escavações resultaram em 3 trincheiras e mais de 7 mil soldados, arqueiros e cavalos. Um salão de exposições mostra as peças mais de perto e é possível ver a riqueza de detalhes dessas figuras de cerâmica em tamanho natural.

cnklein_1109DSC_1109

Dizem que o exercito foi modelado para resguardar o túmulo de Qin Shi Huang, soberano que unificou a China há mais de 2.200 anos.

Entrar na trincheira 1 é algo impactante. São mais de 6 mil guerreiros em formação de batalha. O mais impressionante é que não há um guerreiro igual ao outro – fisionomia, roupas e cabelos são diferenciados criando um conjunto absolutamente fantástico.

cnklein_1124DSC_1124

cnklein_1181DSC_1181

cnklein_1177DSC_1177

cnklein_1122DSC_1122

cnklein_1160DSC_1160

Como em vários outros lugares da China, vendedores ambulantes incomodam querendo vender miniaturas dos guerreiros enquanto você visita o museu. Dizer não, obrigado em mandarim e em inglês talvez possa adiantar. No nosso caso tivemos que apelar para a cara feia e algumas palavras na língua portuguesa mesmo…funcionou que foi uma beleza…hehehe

É possível circular por toda a periferia do pavilhão, apreciando as esculturas e vendo o constante trabalho de escavação e restauro realizado no local.

cnklein_1144DSC_1144

cnklein_1165DSC_1165

cnklein_1171DSC_1171

Na saída do museu existem várias lojinhas de lembrancinhas; locais para tirar fotos colocando a cabeça sobre o corpo de guerreiros além de locais de alimentação.

cnklein_1197DSC_1197

cnklein_1199DSC_1199

Pegamos o ônibus nº 8, num estacionamento ali próximo para retornar a Xi’an e pegar as nossas coisas no hotel.

Já na cidade e com nossas bagagens em mãos, fomos até a frente do Melody Hotel ( onde sai o shuttle bus para o aeroporto). De dentro do ônibus, já acomodados, pudemos observar o assédio de taxistas ( ou supostos taxistas ) aos turistas, tentando convencer que a corrida de táxi seria mais barata. Pagamos 26 Yuan ( cerca de 4,25 Euros ) cada um e seguimos em segurança com o shuttle bus.

Às 18:20 estávamos no avião prontos para embarcar para o nosso próximo destino – GUILIM.